quinta-feira, 27 de setembro de 2012

EDP - Fim do mercado regulado

Artigo atualizado a 04-01-2013 ver:
Comparação de tarifários - EDP Universal vs EDP Comercial [Fim do mecado regulado Parte II]



http://luzligada.blogspot.pt/


A liberalização do mercado de eletricidade em Portugal está em curso desde 2000 e já entrou na sua fase plena, com a extinção gradual das tarifas reguladas para todos os clientes, de acordo com o seguinte calendário:


> A partir de 1 de julho de 2012, para os clientes de eletricidade com potência contratada igual ou superior a 10,35 kVA.

 > A partir de 1 de janeiro de 2013, para os clientes de eletricidade com potência contratada inferior a 10,35 kVA.

A partir das datas acima referidas deixará de ser possível realizar novos contratos com a EDP Serviço Universal. Os atuais clientes continuarão a ser abastecidos de energia pela EDP Serviço Universal, até escolherem um novo comercializador. Durante este período, será aplicada uma tarifa transitória com preços agravados, fixada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).


No dia 11 de Janeiro lançamos um simulador para ajudar a escolher qual o melhor tarifário da EDP para cada um de nós.

Hoje lançamos uma atualização desse mesmo simulador que nos permite saber, nos casos em que a potência contratada for igual ou superior a 10,35kVA, qual o agravamento a que estamos a ser sujeitos por não termos alterado (ainda) para o mercado liberalizado.

No meu caso e por continuar acomodado ao tarifário tri-horário da EDP, no exemplo abaixo, estou a sofrer um agravamento de 3,28€.
Brevemente espero partilhar convosco uma comparação entre as várias ofertas do mercado liberalizado.


Podem alterar a tabela abaixo e calcularem o vosso caso:

Sem comentários: