Piso radiante eléctico...


"Piso radiante eléctrico? Porquê essa opção e não com uma fonte de energia mais económica"

Hoje recebemos esta pergunta nos comentários do blog e não podia deixar de explicar a nossa opção!
Antes de pensarmos no tipo de aquecimento que iríamos escolher, decidimos investir num bom isolamento da casa para reduzir ao máximo o número de vezes em que o aquecimento supostamente terá que ser ligado.
Para quem não reparou, as paredes exteriores da casa têm 30cm de largura, compostas por um tijolo de 15cm, isolamento de 4cm e mais um tijolo de 11cm. Além disso, pelo lado de fora da casa as paredes serão isoladas com um sistema designado por "capoto" com 4cm, para evitar que as próprias paredes da casa cheguem a aquecer, ou pelo menos reduzir ao máximo a sua temperatura.
Quanto ao aquecimento propriamente dito, ou apostávamos num aquecimento com um investimento inicial mais caro mas mais económico no seu funcionamento, ou então no contrário, que foi o que fizemos....
O Piso radiante eléctrico requer um investimento inicial muito mais baixo que o piso radiante a água quente, apesar de ainda não ter preços acredito que a diferença será sempre superior a 10mil euros!!! Espero que esse valor dê para ligar o aquecimento durante muitos e bons anos!

Acredito que hajam outras opções, mais económicas e/ou mais ecológicas, mas no nosso caso penso que será a melhor opção, só o tempo o dirá :)

Comentários

R3volution disse…
penso que terá sido uma má escolha. Acho que um piso radiante com um sistema de painéis solares, tinha sido melhor aposta. Podia ser mais caro o custo inicial, mas lembre-se que energia solar é dedutível.
Unknown disse…
Olá r3voltuion,

Está previsto colocar painéis solares para as águas quentes sanitárias.
Pelo que sei, para usar o piso radiante com os painéis requer um investimento maior em painéis solares e no próprio piso radiante hidráulico.
Sem saber os valores, acredito que neste caso o investimento suba mais de 15 mil euros! Será que compensa para uma casa muito bem isolada térmicamente?!
Concordo com o seu ponto de vista, mas preço/qualidade/uso tenho dúvidas!
R3volution disse…
Eu apostava em saber a diferença de valores, porque com os solares, gasta uma vez. Agora com a opção eléctrica, poderá vir a tornar-se dispendioso com o passar dos anos.
Como o seu projecto tem grandes vidraças, não sei se termicamente o vidro duplo resistirá tão bem, mas cada um sabe de si, e o seu ponto de vista tb está certo.
Anónimo disse…
mt bem :)
tmb coloquei piso radiante elect nos 3 wc´s . baratinho e resulta !
tmb optei pelo capoto e por parede dupla com wallmate e espero mesmo ter um bom comportamento termico senao tou feito ao bife e terei mesmo q fazer uso do ar condicionado .
segui teu conselho e fui dar uma vista de olhos a casa teixeira , tinhas razao , mts bons precos :)

abrco
ricardo fernandes
Unknown disse…
Olá r3voltuion,

Obrigado pela tua opinião, é uma das razões pela qual mantenho sempre o blog actualizado!
É importante ouvir a opinião dos outros e perceber que podem existir soluções mais benéficas para cada caso.
Prometo que irei comparar os preços e depois apresento aqui no blog.
Abraço
Schlumpy disse…
O piso radiante eléctrico será sempre mais económico que por água a longo prazo.

Não necessita manutenção, pode ser facilmente controlado por zonas sem perdas de energia, aquece mais rapidamente, e se a diferença de instalação é de 10mil euros, isso dá para pagar pelo menos 30 invernos em electricidade....
Unknown disse…
Olá Schlumpy,

Foi assim que pensei e ponderei o tipo de pavimento radiante a colocar. A diferença de preço do eléctrico para o hidráulico é muito grande, iria demorar uns bons anos a recuperar o dinheiro investido.
Posso arrepender-me mais tarde, mas se o Capoto fizer o trabalho dele, acredito que nao vá ligar o aquecimento muitas vezes... :)

Obrigado pela mensagem
Tomás M. disse…
Como técnico na área, na minha opinião piso radiante hidráulico sim
mas só com painéis solares térmicos, não teremos a temperatura pretendida, geralmente o piso radiante trabalha melhor com baixas temperaturas 45ºC-25ºC, .
Dimensiona-se 45ºC para o sistema para aquecimento, esta temperatura nem sempre é conseguida pelos colectores solares térmicos (CP) * colectores planos. De qualquer forma podem perfeitamente e aconselho a que sirvam de apoio ao sistema, tendo como fonte principal uma bomba de calor.

Os colectores solares térmicos são obrigatórios neste momento para edifícios com as devidas condições
, pelo que ao gastar mais 1000 euros para colectores (o que não encarece assim tanto o projecto) poderemos tirar grandes vantagem do sistema especialmente se for dimensionado para arrefecimento também) esta solução embora seja mais cara que um simples piso radiante eléctrico, compensa a médio e longo prazo.

A tecnologia fotovoltaico ainda está muito a quem dos reais objectivos para que foi criada tirando num dia óptimo cerca de 95 kw/h em comparação com um solar térmico que pode render até 250kw/h.( acho importante desmitificar os colectores solares termicos podem ser so para AQS e aquecimento como apoio, mas são realmente a tecnologia mais fiavel que podemos ter em relação as renováveis de baixo custo)

Mensagens populares